27 de outubro de 2007

sininho

Uma das coisas que fazem um diferencial curioso em minha vida é que, ao contrário de muitos, eu conheci a minha tataravó!
Tataravó? Sim, sim - ou se preferir: a mãe da mãe da mãe da minha mãe!
Morreu de velhice, com quase cem anos (quando eu tinha uns sete, lembro-me muito bem dela).

Em compensação, minha bisavó (filha dela) morreu muito mais nova (ou melhor, menos velha! hehe) -, aquela mulher era um bicho danado, era o diabo em pessoa. Recordo-me do aperto nos últimos anos de vida, todos os esforços para salvá-la: os oito filhos correndo para tentar retribuir todos os sacrifícios de mãe que ela não havia feito por eles; talvez por mais horrenda a aparência desgastada e o aspecto de dor sobressaindo por cada tubo atravancado ainda não transparecesse aquela alma condenada, e o amor dos filhos dizia "salvem aquela mulher, apesar de tudo".

Uma coisa que me marcou muito foi que no último ano de visitas, ela já não tinha mais força para gritar, então havia sempre um sino de cristal ao lado de sua cama. Revelo que sempre tive um desejo por tocar sinos > os de igreja para sinalizar as horas, ou então num jantar de família para dedicar um brinde a alguém. Poxa, que tara que eu tinha por aquele sino de cristal... Queria tanto sair por aí, tocando-o, chamando a atenção e achando essa cena magnífica.
Quando a vó Ondina se foi, alguém levou o sino consigo. Mas hoje de manhã, eu achei um sininho, cuja existência eu nem recordava mais, dentro de uma caixa de sapato empoirada bem no alto do guarda-roupa para me consolar...

7 comentários:

Anônimo disse...

Pois eh...... mais um post profundo revelando a tal "Singela Nostalgia" dessa pessoa.......

Singela uma OVA..... mais tudo bem...

Amo-te LBS

Maurício disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Maurício disse...

"1 melancolia profunda causada pelo afastamento da terra natal
2 Rubrica: psicologia. Distúrbios comportamentais e/ou sintomas somáticos provocados pelo afastamento do país natal, do seio da família e pelo anseio extremo de a eles retornar
3 Derivação: por extensão de sentido. Saudades de algo, de um estado, de uma forma de existência que se deixou de ter; desejo de voltar ao passado"
Texto muito bom, história muito bo.Mas, singela é uma ova[2]

Maurício disse...

ps.: o texto inicial é o significado da palavra "nostalgia".[pelo houaiss]

Nobody Go. disse...

Q Porra... tô com inveja... de vc ter conhecido sua tataravó e dos seus textos... Põrra!

Anônimo disse...

meu, relei essa postagem, pois ela sempre me chama a atenção, eu tenho o seu blog como atalho(odeio escrever links) e ai sempre q entro aparece esta. resolvi ler de novo, é incrível, vc conheceu a mãe da sua bisavó! O que me lembra que eu não conheci nenhum avô meu, apenas vós. Não sei, de vez enquando sinto falta de poder encontrar algo como esse sino para consolar alguma ausência. Mas sei lá...

Anônimo disse...

meu, relei essa postagem, pois ela sempre me chama a atenção, eu tenho o seu blog como atalho(odeio escrever links) e ai sempre q entro aparece esta. resolvi ler de novo, é incrível, vc conheceu a mãe da sua bisavó! O que me lembra que eu não conheci nenhum avô meu, apenas vós. Não sei, de vez enquando sinto falta de poder encontrar algo como esse sino para consolar alguma ausência. Mas sei lá...